No Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, especialistas destacam a importância crescente da psicologia no ambiente educacional. Mais do que diagnóstico e tratamento de dificuldades de aprendizagem, o trabalho dos profissionais da área tem se mostrado fundamental para conectar a escola à vida real dos estudantes e promover um processo educativo mais humano.
O professor Rafael Valêncio, coordenador do curso de Psicologia da Estácio em Vila Velha, explica que a atuação vai muito além da dimensão clínica. “A psicologia na escola ajuda a compreender as dificuldades de aprendizagem, mas também considera o contexto social, as relações familiares e o modo como o estudante vive e percebe o mundo. Aprendemos aquilo que faz sentido em nossas vidas, e é nesse ponto que a psicologia contribui para dar significado ao processo educativo”, afirma.
Segundo ele, ainda existem desafios a serem superados, como a banalização de diagnósticos, a visão restrita da escola apenas como espaço de conteúdos e a necessidade de adaptar práticas às novas tecnologias. “Precisamos pensar no tempo de tela, nas inteligências artificiais e no impacto dessas mudanças no desenvolvimento de crianças e adolescentes. A escola é espaço de formação de pessoas, e a psicologia é parceira nesse processo”, reforça.
Na Estácio, o curso de Psicologia prepara os alunos para lidar com diferentes realidades do ambiente escolar, como bullying, ansiedade e transtornos de aprendizagem, sempre considerando a diversidade cultural e social dos estudantes.
Cuidado emocional é compromisso coletivo
A pedagoga e psicopedagoga Patrícia Esquerdo, coordenadora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Centro Educacional Primeiro Mundo, em Vitória e Vila Velha, lembra que mesmo quando não há psicólogos atuando diretamente nas instituições, o cuidado emocional deve ser prioridade.
“A escola deve ser um espaço de acolhimento, e o desenvolvimento emocional precisa andar lado a lado com o aprendizado acadêmico. Fortalecer-se emocionalmente é um compromisso de todos nós com uma educação mais humana, sensível e consciente”, afirma.
Ela ressalta que práticas inclusivas, diálogo com as famílias e adaptações pedagógicas bem planejadas têm impacto direto no desempenho dos alunos. “Quando o estudante se sente parte do processo de ensino-aprendizagem, o engajamento cresce e o desenvolvimento integral é favorecido. Esse sentimento de pertencimento é essencial para o sucesso escolar”, conclui.
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